fbpx

Vídeo da Sonda SDO da NASA Mostra o Sol Entre 1 de Janeiro e 30 de Setembro de 2012

O vídeo acima mostra o nosso Sol de 1 de Janeiro a 30 de Setembro de 2012, onde cada segundo é aproximadamente igual a um dia.

Esse vídeo contém três diferentes comprimentos de onda mostrando temperaturas similares. Cada um dos comprimentos de onda usados destaca uma parte diferente da coroa solar.

O comprimento de onda de 211 angstroms destaca a região ativa da atmosfera externa do Sol, chamada de coroa, e mostra temperaturas de 2 milhões de Kelvin.

O comprimento de onda de 193 angstroms mostra a coroa e o plasma quente em aproximadamente 1.25 milhões de graus Kelvin.

O comprimento de onda de 171 angstroms mostra os loops da coroa solar, os arcos que se estendem do Sol onde o plasma se move ao longo das linhas do campo magnético com temperaturas de aproximadamente 1 milhão de Kelvins.

Alguns eventos em destaque no vídeo acima:

21 de Fevereiro um trânsito lunar foi observado.

Entre os dias 6 e 28 de Março, devido a órbita da sonda SDO, a Terra eclipsou o Sol, uma vez por dia.

No dia 21 de Abril, um trânsito lunar foi observado.

No dia 6 de Junho o planeta Vênus realizou seu trânsito através do disco solar.

Entre os dias 6 e 29 de Setembro, devido a órbita da sonda SDO, a Terra eclipsou o Sol uma vez por dia.

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo