fbpx
25 de novembro de 2024

Direto do Observatório Lunar Vaz Tolentino: As Feições Hyginus na Lua

Cratera HYGINUS & Rima HYGINUS. (autor: Tolentino)

Cratera Hyginus:

Coordenadas Selenográficas: Lat: 7.8°N, Lon: 6.3°E.

Diametro: 11 km.

Profundidade: 0.8 km.

Hyginus é uma cratera lunar que, provavelmente, não tenha origem num impacto de asteroide ou cometa. Ela talvez seja a maior cratera de origem vulcânica da face visível da Lua.

O aro da cratera Hyginus não se projeta acima da superfície externa circundante, significando que não existe borda. A existência de borda externa é uma das características presentes nas crateras de impacto e, essa ausência, cria um indício de que Hyginus tem origem vulcânica.

Higinus localiza-se no meio de um longa e profunda depressão, conhecida como Rima Hyginus, que apresenta cerca de 220 Km de extensão e 3 Km de largura em média. Este comprido canal de origem vulcânica estende-se na direção noroeste – sudeste.  

A sequência de pequenas crateras localizadas a noroeste de Hyginus, que estão posicionadas ao longo da extensão de Rima Hyginus, são cavidades formadas pelo desabamento do teto de um tubo subterrâneo por onde fluia lava no passado vulcânico lunar. Isto ajuda a explicar a origem vulcânica da cratera Hyginus.

Existe a possibilidade de ter ocorrido uma erupção explosiva associada com o desabamento ou colapso que criou a cratera Hyginus. A pista reside na presença de material escuro na superfície circundante de Hyginus, caracterizando a presença de material piroclástico (cinzas vulcânicas).

Foto com apenas 1 frame em 11? de ?abril? de ?2012, ??03h06m. Não deixem de visitar na internet o site oficial do Observatório Lunar Vaz Tolentino onde é possível encontrar centenas de imagens da Lua além de muitas informações sobre astronomia e ciência em geral. Visitem: www.vaztolentino.com.br

Fonte:

www.vaztolentino.com.br

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo