Uma erupção vulcânica ocorrida no Mar Vermelho em Dezembro de 2011. De acordo com as agências de notícia, pescadores testemunharam uma fonte de lava chegando a mais de 30 metros de altura no dia 19 de Dezembro de 2011. O instrumento Moderate Resolution Imaging Spectroradiometer (MODIS) que viaja a bordo dos satélites Aqua e Terra da NASA observou plumas nos dias 20 e 22 de Dezembro de 2011. Enquanto isso, o Ozone Monitoring Instrument (OMI) que viaja a bordo do satélite Aura da NASA detectou elevados níveis de dióxido de enxofre, indicando uma erupção.
A atividade no Mar Vermelho inclui mais do que uma erupção. No dia 23 de Dezembro de 2011, o que parece ser uma nova ilha apareceu na região. O Advanced Land Imager (ALI) que viaja a bordo do satélite Earth Observing-1 (EO-1) registrou uma imagem em alta resolução e em cor natural no dia 23 de Dezembro de 2011 (imagem superior) e que pode ser comparada com uma imagem da mesma região feita em 24 de Outubro de 2007. A imagem de Dezembro de 2011, mostra aparentemente uma ilha onde até então não existia nada a não ser a imensidão do oceano. Uma espessa pluma nasce dessa ilha, a pluma apresenta-se escura perto da base e mas brilhante perto do topo, talvez indicando uma mistura de cinzas vulcânicas e vapor d’água.
A atividade vulcânica aconteceu ao longo do Grupo Zubair, uma coleção de pequenas ilhas na costa oeste do Iêmen. Dispostas aproximadamente numa linha noroeste-sudeste, as ilhas surgem da superfície do mar a partir de vulcões de escudo. Essa região é parte do Rift do Mar Vermelho, onde as placas tectônicas Africana e Árabe estão se separando e uma nova crosta oceânica está se formando regularmente.
Fonte:
http://earthobservatory.nasa.gov/IOTD/view.php?id=76801