fbpx
23 de fevereiro de 2024

Imagens De Satélite Mostram a Formação de Uma Nova Ilha no Mar Vermelho


Uma erupção vulcânica ocorrida no Mar Vermelho em Dezembro de 2011. De acordo com as agências de notícia, pescadores testemunharam uma fonte de lava chegando a mais de 30 metros de altura no dia 19 de Dezembro de 2011. O instrumento Moderate Resolution Imaging Spectroradiometer (MODIS) que viaja a bordo dos satélites Aqua e Terra da NASA observou plumas nos dias 20 e 22 de Dezembro de 2011. Enquanto isso, o Ozone Monitoring Instrument (OMI) que viaja a bordo do satélite Aura da NASA detectou elevados níveis de dióxido de enxofre, indicando uma erupção.

A atividade no Mar Vermelho inclui mais do que uma erupção. No dia 23 de Dezembro de 2011, o que parece ser uma nova ilha apareceu na região. O Advanced Land Imager (ALI) que viaja a bordo do satélite Earth Observing-1 (EO-1) registrou uma imagem em alta resolução e em cor natural no dia 23 de Dezembro de 2011 (imagem superior) e que pode ser comparada com uma imagem da mesma região feita em 24 de Outubro de 2007. A imagem de Dezembro de 2011, mostra aparentemente uma ilha onde até então não existia nada a não ser a imensidão do oceano. Uma espessa pluma nasce dessa ilha, a pluma apresenta-se escura perto da base e mas brilhante perto do topo, talvez indicando uma mistura de cinzas vulcânicas e vapor d’água.

A atividade vulcânica aconteceu ao longo do Grupo Zubair, uma coleção de pequenas ilhas na costa oeste do Iêmen. Dispostas aproximadamente numa linha noroeste-sudeste, as ilhas surgem da superfície do mar a partir de vulcões de escudo. Essa região é parte do Rift do Mar Vermelho, onde as placas tectônicas Africana e Árabe estão se separando e uma nova crosta oceânica está se formando regularmente.

Fonte:

http://earthobservatory.nasa.gov/IOTD/view.php?id=76801


Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo