Essas imagens feitas pela sonda orbital da NASA Mars Odyssey mostram uma área de vales em Marte chamada de Nili Fossae. Essa região fica próxima a um dos maiores vulcões do planeta o Syrtis Major e é uma região rica em minerais.
A imagem acima mostra dados de infravermelho do sistema de imageamento de emissões térmicas da sonda. Nessa imagem colorida, as áreas que aparecem em magenta para roxo-azul sugerem a presença mineral olivina em um depósito que pode ser quatro vezes maior do que se pensava anteriormente.
A olivina é um tipo de filossilicato ou folhas de silicatos. Quando a água está presente a olivina pode rapidamente formar outros minerais. A presença de olivina aqui em uma parte mais velha da superfície do Planeta Vermelho implica que essa área provavelmente ficou pouco tempo exposta à água.
A imagem tridimensional abaixo mostra a presença dos filossilicatos em azul e magenta que são abundantes ao longo das paredes do cânion e nos taludes das mesas. A riqueza desses minerais aqui indica que a água provavelmente influenciou a diversidade de minerais encontrados em vários terrenos durante o começo da história de Marte.
Fonte:
http://www.theepochtimes.com/n2/science/martian-mosaics-at-nili-fossae-photos-155466.html