Essa imagem feita do Hubble da Nebulosa da Carina, mostra o nascimento estelar com um novo nível de detalhe. A paisagem fantástica da nebulosa é esculpida pela ação dos ventos e da radiação ultravioleta que emerge das estrelas monstruosas que habitam esse inferno cósmico. No processo, essas estrelas estão expelindo o material ao redor que é o último vestígio da gigantesca nuvem de onde as estrelas nasceram.
A imensa nebulosa está a uma distância de 7500 anos-luz da Terra e fica localizada na constelação da Carina, a Quilha (parte da antiga constelação do sul Argo Navis, o barco de Jasão e os Argonautas da mitologia grega).
Essa imagem é na verdade um mosaico da Nebulosa da Carina feito a partir da integração de 48 imagens obtidas com a Advanced Camera for Surveys do Telescópio Espacial Hubble. A informação de cor foi adicionada com dados obtidos no Observatório Inter-Americano de Cerro Tololo no Chile. Na imagem, a cor vermelha corresponde ao enxofre, a verde ao hidrogênio e a azul às emissões de oxigênio.
Fonte:
http://www.spacetelescope.org/images/heic0707a/