Uma misteriosa emissão de Raio-X pode revelar a natureza da Matéria Escura

Space Today
11 jan 2018

Matéria escura é um material estranho que não emite luz ou energia mas representa cerca de 85% da matéria no Universo. Pesquisadores usam de muitas observações indiretas para deduzir a presença da matéria escura, mas está sendo desafiador encontrar sólidas evidências da sua existência.

Graças a constantes observações do Chandra (NASA), Hitomi (JAXA) e o XMM-Newton (ESA), cientistas podem estar próximos de uma descoberta histórica sobre a misteriosa matéria, diz um dos pesquisadores do Chandra em um comunicado.

O objeto de estudo é o aglomerado de galáxias, Perseus, que fica a 250 milhões de anos-luz da Terra, tem cerca de 11.6 milhões de anos-luz em seu tamanho e contém aproximadamente 660 trilhões de vezes a massa do sol.

Em 2014, um pico atípico de intensidade no comprimento de onda do Raio-X chamou a atenção dos pesquisadores que usavam o XMM-Newton. As ondas vieram do gás aquecido próximo ao centro do aglomerado. Cientistas acharam a mesma radiação vindo de 73 outros aglomerados. Esta mesma observação mostrou a radiação sendo emitida em 3.5 KeV (kiloelectron-volt), e uma nova análise também observou uma absorção de Raio-X, nos mesmos 3.5 KeV, próxima a um buraco negro supermassivo no centro de Perseus. Os pesquisadores acham impossível de explicar o porquê deste comprimento de onda em específico estar sendo emitido e absorvido e porquê objetos anteriormente vistos não deram pistas desta emissão, sugerindo assim que, a matéria escura pode ser a causa.

Se a matéria escura causou estas linhas de emissão e absorção atípicas neste comprimento de onda, futuras observações podem ensinar mais aos pesquisadores sobre essa misteriosa substância.

Felizmente, poderosos telescópios em Raio-X  estão atualmente em desenvolvendo, o que permitirá aos cientistas observações mais precisas.

Por: Nicolas Louzada

@AstroNick_

 

Fonte: https://www.space.com/39265-x-ray-perseus-cluster-dark-matter.html

Comentários

© 2014 Space Today | Todos os direitos reservados.

X
Conheça a Loja do SpaceToday!