No Olho da Tempestade: Imagens Fantásticas de Impressionantes Super Células de Tempestades

Space Today
20 jan 2011

Nessa época em que as chuvas assolam o nosso país é bom ver que essa não é uma exclusividade nossa e que no meio de tanta destruição e tristeza, alguém consegue tirar algo praticamente artístico.

As imagens aqui, parecem cenas de ficção científica.

Mas embora pareça uma nave mãe alienígena, essa incrível foto é na verdade uma impressionante nuvem de tempestade conhecida como super célula.

A poeira varrida pelo vento e a chuva dominam a parte central da tempestade enquanto que anéis de nuvens se formam ao redor.

Uma árvore localizada em primeiro plano parece um brinquedo quando colocada perto de um fenômeno natural dessa intensidade.

Essa foto é apenas uma que faz parte do portfolio do eletricista Sean Heavey (parte desse portfolio pode ser acompanhado nesse post). A nuvem de super célula foi fotografada em Julho de 2010 a oeste da cidade de Glasgow no estado americano de Montana.

Mr. Heavey, tem 34 anos é um fotógrafo amador e criou essa imagem panorâmica juntando na verdade três fotos de 400 que ele tirou para que a cena parecesse realmente com a cena violenta que ele presenciou no meio de 2010.

Impressionante pelo tamanho, mas essa tempestade causou pouco danos, e algumas horas depois já havia se movido. Sistemas de tempestades massivas como essa normalmente são centradas em mesociclones, ar ascendente em rotação que gera chuvas torrenciais e ventos altíssimos.

Fazendo fotos de tempestades nos últimos sete anos, esse ano, o Mr. Heavey e suas obras de arte foram prestigiadas com o prêmio da National Geographic.

Essa foto com o singelo nome de Nave Mãe, recebeu esse apelido devido a sua similaridade  com uma nave alienígena. A fotografia na verdade demorou quatro anos para ser feita, ou seja, ele precisou esperar esse tempo para capturar os ângulos corretos que favorecessem a imagem.

“Eu tenho dois amigos que são caçadores de tempestade e sempre me desafiaram para sair com eles”, explica Sean.

“Eu normalmente acho que simplesmente você precisa estar no lugar certo e na hora certa para realizar uma foto como essa. Em Julho felizmente consegui as condições ideais  e graças a essa foto estou colhendo os frutos. Normalmente não existe um tempo desse em Montana, eu senti isso como a tempestade perfeita. Eu senti que poderia andar por dentro da chuva e pelo vento até chegar ao centro da tempestade, olhar para cima e ver o olho de Deus”.

Conhecida como a “mãe dos tornados”, um mesociclone pode ter mais de 6 milhas de largura e produzir mais que 60 tornados.

Essas severas tempestades se formam quando o ar frio e seco encontra com o ar quente e úmido dos trópicos.

O vento entra na tempestade começa a rodopiar e então se forma um funil. O ar no funil gira rapidamente e cria uma área de baixa pressão que está sugando mais ar e objetos que ele a encontra no caminho.

Se o ciclone atinge uma região que não é úmida nem tem ar quente, ele morre. Se ele ficar confinado nesse funil, contudo, a nuvem em rotação se estica na direção do solo e pode isso gerar um tornado gigante.

Como já foi dito, a foto da Nave Mãe mostra uma super célula de tempestade com aproximadamente 5 a 10 milhas de diâmetro com ventos com velocidade acima das 85 mph. “Eu fotografei essa tempestade por duas horas enquanto fazia uma viagem”, diz ele.

Como fotógrafo amador, as tempestades tem sido obsessão para Mr. Heavey desde que ele registrou uma imensa nuvem de tempestade numa visita que fez a seus pais em Ohio, que é parte da famosa “Alameda dos Tornados” que existe nos EUA.

“Eu senti de perto quando criança o poder de uma tempestade e nunca admiti que elas pudessem me assustar pelo resto da vida”, diz ele.

“Desde que eu me mudei para Glasgow, eu viajo muito como eletricista para visitar meus clientes. Eles sempre perguntam por que eu carrego uma máquina fotográfica junto e depois que entenderam a minha paixão, me ajudam muito no registro de tempestades”.

Fonte:

http://www.dailymail.co.uk/sciencetech/article-1334672/Jaw-dropping-image-enormous-supercell-cloud-Glasgow-Montana.html

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on Tumblr

Comentários

© 2014 Space Today | Todos os direitos reservados.

lebron 14 bhm kd x still ua curry 4 curry 4 championship curry 4 black white adidas yeezy boost 350 v2 black white adidas yeezy boost 350 v2 triple white adidas yeezy boost 350 v2 cream white lebron 14 low kyrie 4 kyrie 3