As Cores De Mercúrio – O Planeta Mais Interno do Sistema Solar

Space Today
18 fev 2013

cores_mercurio_01

observatory_150105Essa imagem colorida do planeta Mercúrio foi produzida usando imagens da campanha de imageamento para a construção do mapa base colorido realizada durante a missão primária da sonda MESSENGER. Essas cores não são as cores que parecem ao olho humano, mas sim são cores escolhidas com o propósito de ressaltar as diferenças químicas, mineralógicas e físicas existentes entre as rochas que compõem a superfície de Mercúrio.

Os jovens raios de crateras que se estendem radialmente das frescas crateras de impacto aparecem com uma coloração azul clara. As áreas em azul escuro representam uma unidade geológica da crosta de Mercúrio conhecida como material de baixa refletância, unidade essa que se acredita seja rica em um mineral escuro e opaco. As áreas em marrom são planícies formadas pela erupção de lavas altamente fluidas. A cratera na parte superior direita de onde os raios se originam é a Cratera Hokusai.

Já na imagem abaixo, a gigantesca Bacia Caloris, é a grande feição circular marrom localizada um pouco acima e a direita do centro da imagem.

cores_mercurio_02

Fontes:

http://messenger.jhuapl.edu/gallery/sciencePhotos/image.php?page=1&gallery_id=2&image_id=1094

http://messenger.jhuapl.edu/gallery/sciencePhotos/image.php?page=1&gallery_id=2&image_id=1095

alma_modificado_rodape105

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on Tumblr

Comentários


Parse error: syntax error, unexpected end of file in /nfs/c11/h06/mnt/198666/domains/spacetoday.com.br/html/wp-content/themes/spacetoday/footer.php on line 59