Cassiopeia’s unusual resident

A Bela E Intrigante Galáxia NGC 278

Space Today
14 out 2016

Users who have LIKED this post:

  • avatar

Cassiopeia’s unusual resident

Essa imagem, feita com a Wide Field Planetary Camera 2 do Telescópio Espacial Hubble, mostra a galáxia espiral chamada NGC 278. Essa beleza cósmica localiza-se a cerca de 38 milhões de anos-luz de distância da Terra na constelação de Cassiopeia.

Olhando assim, a galáxia NGC 278, parece tranquila. Porém, a galáxia está passando por uma imensa explosão de formação de estrelas. Essa atividade furiosa pode ser percebida pelos nós de tonalidade azulada, que permeiam os braços espirais da galáxia, cada nó desse marca uma aglomeração de estrelas quentes recém-nascidas.

Contudo, a formação de estrelas na NGC 278 não é comum, ela não se estende para as bordas mais externas da galáxia, só acontecendo dentro de um anel interno de cerca de 6500 anos-luz de diâmetro. Essa dicotomia pode ser vista nessa imagem, enquanto o centro é brilhante, as extremidades são muito mais escuras. Essa estranha configuração acredita-se, tenha sido causada por uma fusão com uma galáxia menor rica em gás, enquanto que o evento turbulento deu ligou o centro da NGC 278, a poeira remanescente da pequena galáxia desapareceu nas regiões mais externas da galáxia. Qualquer que seja a causa, esse anel de formação de estrela, chamado de anel nuclear, é extremamente incomum em galáxias sem uma barra no seu centro, fazendo da NGC 278 uma galáxia muito intrigante para ser estudada.

Fonte:

http://www.spacetelescope.org/images/potw1641a/

alma_modificado_rodape105

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on Tumblr

Comentários