Vulcão Sabancaya no Peru

O vulcão Sabancaya de 5697 metros chamado na linguagem local de Nevado Sabancaya está localizado no sul do Peru a aproximadamente 70 km a noroeste da cidade de Arequipa. O nome Sabancaya significa língua de fogo na língua indígena Quchua, local.

O vulcão Sabancaya é parte do complexo vulcânico que inclui dois outros vulcões mais antigos, sendo que nenhum desses dois tenha tido uma atividade historicamente registrada. Nessa imagem detalhada aqui reproduzida o Nevado Ampato é visível a esquerda da imagem e os flancos mais inferiores do Nevado Hualca Hualca são visíveis no canto superior direito. Os picos nevados dos três vulcões fornecem um grande contraste com a paisagem desértica do Platô Puna.

O primeiro registro histórico de atividade de erupção do Sabancaya aconteceu em 1750. A erupção mais recente desse vulcão aconteceu em Julho de 2003 e com isso depositou poeira no topo do vulcão e no seu flanco nordeste. O vulcanismo no Sanbacaya é abastecido pelo magma gerado na zona de subducção entre as placas tectônicas de Nazca e da América do Sul.

O magma pode surgir na superfície e formar fluxos de lava do topo do vulcão, mas pode também surgir a partir de cavidades nos flancos do vulcão. No caso do Sabancaya a lava tem agido de todas essas formas, formando numerosos lobos cinzas e negros que se estendem em todas as direções exceto para o sul, centro da imagem.

Fonte:

http://earthobservatory.nasa.gov/IOTD/view.php?id=44713

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.