fbpx

Direto do Observatório Lunar Vaz Tolentino: As Crateras Tycho e Clavius

CLAVIUS & TYCHO.

(créditos: Tolentino.)

Cratera CLAVIUS:

Diâmetro: 245 Km (153 milhas);

Profundidade: 3,5 Km;

Coordenadas Selenográficas: Lat: 58.8º S  Lon: 14.1º W.

Cratera TYCHO:

Diâmetro: 85 Km (53 milhas);

Profundidade: 4,8 Km.

Coordenadas Selenográficas: Lat: 43.3º S  Lon: 11.2º W.

Profundidade: 4,8 Km.

Foto nos mapas LAC 112 e LAC 126.

Melhor época para observação: 1 dia após à fase “quarto crescente” ou na fase “quarto minguante”.

Quem foi Christopher Clavius (1538 – 1612) ? Jesuíta, matemático e astrônomo germânico, foi um dos principais projetistas do calendário gregoriano moderno. Foi provavelmente o mais respeitado astrônomo da Europa em seu tempo.

Quem foi Tycho Brahe (1546 – 1601) ? Famoso astrônomo e nobre dinamarquês, conhecido por suas observações precisas e compreensivas sobre astronomia e especialmente planetas, inédito em seu tempo.

Clavius é uma enorme e antiga cratera existente perto do limbo sul da Lua, numa região acidentada e montanhosa, crivada de antigas crateras de impacto. Suas paredes internas são irregulares, apresentando deformações e um grande declive.

Seu piso extenso e plano apresenta resquícios de uma minúscula montanha e revela os sinais da bateria de impactos que sofreu, hospedando muitas pequenas crateras. As principais crateras de impacto no interior de Clavius (Clavius D, C, N e J) formam um perfeito arco de círculo, com uma correta seqüência decrescente de tamanho das crateras, criando uma figura harmônica.  Clavius é a 3ª maior cratera do lado visível da Lua.

Porter e Rutherfurd são duas jovens e pequenas crateras nas bordas de Clavius, nordeste e sudeste respectivamente. Os impactos que as criaram ocorreram sobre os terrenos irregulares, acidentados e desnivelados das bordas de Clavius, sendo que, as extremidades de cada uma dessas pequenas crateras, estão com um lado na parte alta da parede de Clavius e o outro no velho piso de Clavius. A profundidade de Clavius chega perto de 5 Km e, dessa forma, as duas jovens e pequenas crateras estão num declive muito grande para dentro da grande e velha cratera.

Tycho é uma cratera de impacto bastante jovem (“apenas” 100 milhões de anos), com paredes internas altas (profundidade 4,8Km), que claramente apresentam formas de degraus ou curvas de nível (terraced). Seu piso é plano e contém um pico central com 1500 m de altitude. Tycho possui o mais brilhante, maior e importante sistema de raios causados por material ejetado pelo impacto de sua criação. A região alta onde Tycho se encontra é repleta por crateras de impacto de diversos tamanhos, muitas sobrepondo outras mais antigas. A borda de Tycho é bem delineada, bem diferente do que acontece com velhas crateras, cujas bordas sofreram degradação causada por impactos subseqüentes.

Dados técnicos da foto:

Autor:

Ricardo José Vaz Tolentino.

Data e Hora:            

30? de ?maio? de ?2012, ??21h34m.

Foto com apenas 1 frame, sem longa exposição ou “empilhamento”. Não foram utilizados filtros.

Telescópio:                        

Refletor Dobsoniano SkyWatcher Collapsible Truss-Tube;

Diâmetro Espelho Primário:      

305mm (12”);

Distância Focal:                 

1500mm;

Focal/Ratio – (f/):               

5;

Tripé ou Montagem:                     

Dobsoniana;

Barlow:                                

Celestron Ultima 2X Barlow;

Câmera:                               

Orion StarShoot Solar System Color Imager III;

Não deixem de visitar na internet o site oficial do Observatório Lunar Vaz Tolentino onde é possível encontrar centenas de imagens da Lua além de muitas informações sobre astronomia e ciência em geral. Visitem o remodelado site do VTOL: www.vaztolentino.com.br

Fonte:

www.vaztolentino.com.br

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .