fbpx

Direto do Observatório Lunar Vaz Tolentino: Rimae Hippalus

Rimae HIPPALUS.

Comprimento Máximo: 247 Km;

Largura média: 3,2 Km;

Período Geológico Lunar: Ímbrico (Imbrian): 3850 milhões até cerca de 3200 milhões de anos atrás.

Rimae Hippalus é um grande sistema de canais paralelos e concêntricos, com orientação norte-sul, situado na encosta leste do Mare Humorum. O sistema arqueado de canais, que tem comprimento máximo de 247 Km, foi nomeado a partir da cratera Hippalus (diâmetro: 58 Km, profundidade: 1,2 Km, Lat: 24° 48? 00? S, Lon: 30° 12? 00? W), pois um dos canais cruza a cratera Hippalus.

Hippalus é uma cratera desgastada e inundada por lava. A borda sudoeste de Hippalus não existe, e a cratera forma uma baía ao longo da borda do Mare Humorum. O aro sobrevivente está desgastado e corroído. O piso interno, que foi totalmente inundado por lava do Mare Humorum, é cortado por um largo grande canal (No I) pertencente ao sistema de canais Rimae Hippalus.

Os numerais romanos para especificar cada um dos canais (I, II, III, IV e V) são reconhecidos pela IAU (International Astronomical Union). Os canais IV e V são muito rasos e difíceis de fotografar.

Esta família de três canais proeminentes é concêntrica com a Bacia Humorum, e foi formada por flexão da crosta quando o centro da bacia afundou, devido ao peso das lavas da Bacia.

Foto executada com apenas 1 frame em ?31? de ?maio? de ?2012, ??21h45m.

Não deixem de visitar na internet o site oficial do Observatório Lunar Vaz Tolentino onde é possível encontrar centenas de imagens da Lua, além de muitas informações sobre astronomia e ciência em geral. Visitem o novo e remodelado site do VTOL: www.vaztolentino.com.br

Fonte:

www.vaztolentino.com.br

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo