fbpx

Direto do Observatório Lunar Vaz Tolentino: A Rima Gay-Lussac

Rima Gay-Lussac em 28/06/2012, 20h43m..

(créditos: Tolentino.)

Rima Gay-Lussac

Comprimento: 40 Km;

Coordenadas Selenográficas: LAT: 13o N, LON: 22o W.

Período Geológico Lunar: Ímbrico (Imbrian): 3850 milhões até cerca de 3200 milhões de anos atrás.

Localizada a sudoeste da cratera GAY-LUSSAC (diâmetro: 26 Km, profundidade: 0,8 Km), existe um amplo canal, com 40 Km de comprimento, conhecido como Rima Gay-Lussac. Este canal, que se estende no sentido sudoeste-nordeste, é uma formação quase linear com curvas nas extremidades, sendo que, provavelmente, seja formado por um alinhamento de minúsculas “cratereletas”.

A cratera GAY-LUSSAC  foi de onde o canal herdou seu nome. Ela está localizada na base sul dos Montes Carpatus e ao norte da proeminente e jovem cratera Copernicus. A borda da cratera GAY-LUSSAC é um pouco irregular, embora circular. O piso interno é plano, porém áspero, sem a presença de um pico central. Digno de nota, existem apenas um par de minúsculas “cratereletas” no interior do piso.

Próximo à borda sul de GAY-LUSSAC está posicionada a cratera Gay-Lussac A (diâmetro: 15 Km).

Foto executada com apenas 1 frame em 28? de ?junho? de ?2012, ??20h43m.

Não deixem de visitar na internet o site oficial do Observatório Lunar Vaz Tolentino onde é possível encontrar centenas de imagens da Lua além de muitas informações sobre astronomia e ciência em geral. Visitem o remodelado site do VTOL: www.vaztolentino.com.br

Fonte:

http://www.vaztolentino.com.br/imagens/6201-Rima-Gay-Lussac-em-28-06-2012-20h43m#photo_description

 

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .