fbpx
30 de novembro de 2021

Direto do Observatório Lunar Vaz Tolentino: Mons Pico e Mons Piton

Mons Piton é um monte lunar isolado, que está localizado na parte leste do Mare IMBRIUM,  a cerca de 90 Km da cratera Cassini, que está a posicionada do seu lado leste.

As coordenadas selenográficas desta bela formação lunar são LAT: 40,6° N; LON: 1.1° W. Possui uma base com dimensões aproximadas de 25Km X 25Km e uma altitude de 2,3 Km.

Por ser uma formação isolada no Mare IMBRIUM, este pico pode formar sombras com muito destaque, quando iluminado pela luz do Sol em posição oblíqua, durante o amanhecer ou ao anoitecer lunar.

Há um par de “crateras satélites” próximas ao Mons Piton, posicionadas logo ao sul, que são Piton A (diam: 6 Km, 39.8º N; 01.0º W) e Piton B (diam: 5 Km; 39º N; 0.1º W). A cratera situada a noroeste de Mons Piton, que tem 13 Km de diâmetro,  é chamada Piazzi Smyth.

Mons Piton foi nomeado em homenagem a uma montanha na Ilha de Tenerife, a maior e mais populosa das 7 ilhas que compõem o arquipélago espanhol das Canárias.

Mons PICO é um “rochedo” que emerge das lavas do Mare IMBRIUM.

Mons PICO é um destacado monte isolado, com dimensões na base em torno de 15×25 km e altura máxima de 2,4Km, orientada longitudinalmente na direção noroeste-sudeste. Forma sombras destacadas quando iluminado obliquamente pelo Sol.

A pequena montanha posicionada ao sul de Mons PICO, que é orientada longitudinalmente na direção sudoeste-nordeste, é conhecida como Pico B.

Foto executada com apenas 1 frame em ?20? de ?junho? de ?2010, ??19h24m.

Não deixem de visitar na internet o site oficial do Observatório Lunar Vaz Tolentino onde é possível encontrar centenas de imagens da Lua, além de muitas informações sobre astronomia e ciência em geral. Visitem o remodelado site do VTOL: www.vaztolentino.com.br

Fonte:

www.vaztolentino.com.br

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo