(créditos: Tolentino.)
A gigantesca cratera SCHICKARD:
Diâmetro: 227 Km;
Profundidade: 1,5 Km;
Coordenadas Selenográficas: Lat: 44° 24? 00? S, Lon: 54° 36? 00? W.
Nome em homenagem a Wilhelm Schickard (1592 – 1635), que foi um professor alemão de hebraico e de Astronomia.
Schickard é uma enorme cratera de impacto, com 227 Km de diâmetro, localizada perto do limbo sudoeste da Lua. Por causa dessa localização, apesar de ser circular, parece ter formato de elipse a partir de nosso ponto de vista.
Seu piso, com 1,5 Km de profundidade, foi inundado por lava basáltica que fluiu por fraturas que existiam no fundo da cratera. As lavas que inundaram o interior de Schickard solidificaram e adotaram um aspecto “zebrado” ou “camuflado”, com variações de tons de cinza por sobre a superfície interna lisa.
O piso foi hospedando ao longo do tempo, as marcas de alguns impactos menores que, dentre os quais podemos citar, as pequenas crateras Schickard A (14 Km), Schickard B (13 Km) e Schickard C (13 Km).
Sua borda irregular possui pontos com altitudes que atingem 2,7 Km acima do nível da superfície circundante, tendo sido destruída do lado sudeste pelo impacto da cratera Schickard E (diâmetro: 32 Km).
Foto executada com apenas 1 frame em ?03? de ?junho? de ?2012, ??01h31m.
Não deixem de visitar o site oficial na internet do Observatório Lunar Vaz Tolentino onde é possível encontrar centenas de imagens da Lua além de muitas informações sobre astronomia e ciência em geral. O site encontra-se remodelado, moderno e fácil de achar as coisas. Visitem e conheçam: www.vaztolentino.com.br.
Fonte: