fbpx

Direto do Observatório Lunar Vaz Tolentino: A Cratera Gambart

Cratera GAMBART.

(créditos: Tolentino.)
Cratera GAMBART:

Diâmetro: 25 Km;

Profundidade: 1,1 Km;

Coordenadas Selenográficas: Lat: 01o 00′ 00″ N, Lon: 15o 12′ 00″ W.

Nome em homenagem ao astrônomo francês Jean-Félix Adolphe Gambart (1800 – 1836).

Gambart é uma pequena cratera de impacto isolada na região do Mare Insularum, localizada a sudeste da destacada cratera Copernicus. Gambart é mais antiga do que o Mare Insularum, pois as lavas basálticas do Mare Insularum cobriram o material ejectado pelo impacto que criou Gambart.

As lavas cobriram o piso interno de Gambart deixando-o raso, com uma superfície relativamente lisa, rodeado por um aro exterior ligeiramente angulado ou em forma de polígono.

Próximo à cratera Gambart, a nordeste, encontra-se a cratera Gambart C (diâmetro: 12 Km) e, junto a esta, está o ponto de impacto da sonda lunar americana Surveyor 2. O impacto ocorreu em 22 de setembro de 1966, causado por falha no motor de descida.

Também próximo à cratera Gambart, a sudoeste, encontra-se o local de pouso da bem sucedida missão tripulada americana Apollo 14. A alunissagem do módulo lunar da Apollo 14 aconteceu em 05 de fevereiro de 1971, próximo da cratera Fra-Mauro. Os astronautas Alan Shepard e Stuart Roosa coletaram 42,9 Kg de amostras da superfície lunar.

A distância entre o ponto de impacto da sonda Surveyor 2 e do local de pouso do módulo lunar da missão Apollo 14 é de aproximadamente 300 Km.

Foto executada com apenas 1 frame em 30 de maio de 2012, 21h19m.

Não deixem de visitar na internet o site oficial do Observatório Lunar Vaz Tolentino. No site você encontrará centenas de imagens da Lua além de muitas informações sobre astronomia e ciência em geral. Visitem: www.vaztolentino.com.br.

Fonte:

www.vaztolentino.com.br

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo