Voe através de parte do maior cânion de Marte, o Valles Marineris, nesse belo filme colorido mostrado acima feito pela sonda da ESA Mars Express.
O Valles Marineris não é apenas o maior cânion de Marte, mas com 4000 km de comprimento, 200 km de largura e 10 km de profundidade ele é o maior de todo o Sistema Solar.
O filme acima foca num vale fechado com 8 km de profundidade na parte mais ao norte do Valles Marineris conhecida como Hebes Chasma.
O vídeo sobrevoa crateras de impacto que marcam as planícies que separam os vales, desce pelas faces dos desfiladeiros marcados pelos deslizamentos de terra, e seguem pelo rugoso assoalho do vale.
Em algumas partes do vale a sonda Mars Express detectou minerais compostos por água, sugerindo que significantes quantidades de água possam ter fluído ali em algum momento na história do planeta.
A formação da Hebes Chasma é provavelmente conectada com a região vulcânica Tharsis localizada próxima, lar do maior vulcão do planeta o Monte Olympus.
Durante períodos de intenso vulcanismo toda a região foi soerguida, gerando grandes tensões na crosta bem longe dali. Incapaz de sustentar as tensões, a crosta se rompeu e abriu, colapsando em desfiladeiros que são encontrados ao longo de todo o Valles Marineris.
O vídeo acima foi publicado pela primeira vez em 2008 pela DLR, a agência espacial alemã.
Fonte:
http://www.esa.int/Our_Activities/Space_Science/Fly_through_a_canyon_on_Mars