fbpx

VLT Do ESO Revela Regiões de Formação de Estrelas Na Galáxia Caldwell 45

Obtida com o instrumento MUSE montado no Very Large Telescope (VLT) do ESO, esta imagem mostra as regiões mais interiores da distante galáxia em espiral NGC 5248, também conhecida por Caldwell 45.

Localizada a cerca de 59 milhões de anos-luz de distância da Terra, na constelação do Boieiro, esta galáxia apresenta não um, mas dois anéis em volta do seu centro. Esses anéis se caracterizam por apresentarem “pontos quentes” de intensa atividade de formação estelar. Estas regiões, que brilham em laranja na imagem, correspondem a sítios onde as estrelas se formam muito mais frequentemente do que o normal.

O MUSE (Multi Unit Spectroscopic Explorer) está montado no Yepun, um dos quatro telescópios de 8,2 metros que compõem o VLT. O MUSE decompõe a luz de cada pixel do seu campo de visão nas suas cores constituintes ou comprimentos de onda, o que permite aos investigadores mapear mecanismos complexos no seio de objetos extensos, conseguindo, por exemplo, analisar a formação de estrelas nas galáxias.

Crédito:

ESO/TIMER survey

Fonte:

https://www.eso.org/public/brazil/images/potw2143a/?lang

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo