fbpx
27 de novembro de 2024

VIVEMOS EM UM DISCO TORCIDO | SPACE TODAY TV EP.1703

——————————————————————–

**** CONHEÇA A LOJA OFICIAL DO SPACE TODAY!

http://www.spacetodaystore.com

Camisetas, e muitos produtos para vocês. Visite!

——————————————————————————-

Para fazer parte do seleto grupo dos apoiadores!!!

https://www.youtube.com/channel/UC_Fk7hHbl7vv_7K8tYqJd5A/join

Para comprar o ingresso na Campus Party Com Desconto:

use:

#SPACETODAYNACPBR12

https://brasil.campus-party.org/cpbr12/ingressos/?utm_source=influencer&utm_medium=post&utm_campaign=cpbr12&utm_content=spacetoday

Eu sempre falo que uma das coisas mais complicadas na astronomia é sabermos a verdadeira forma da nossa galáxia.

Isso é complicado pelo fato de morarmos dentro dela e não termos uma visão distante para saber exatamente como ela é.

Mas existem maneiras de termos uma boa ideia de como é a nossa galáxia.

Uma dessas maneiras é o que a missão Gaia está fazendo, por exemplo, medindo a posição precisa de bilhões de estrelas e com isso tentando reconstruir a forma da nossa galáxia.

Mas além da Gaia existem outras iniciativas pelo mundo que também tentam estudar e resolver esse grande problema, qual é a forma e a estrutura da Via Láctea.

Em um desses projetos, um grupo de cientistas chineses, resolveu olhar para estrelas localizadas no disco externo da Via Láctea, mediram suas posições com precisão e construíram uma visualização 3D do disco.

Para isso, eles usaram um tipo de estrela conhecido como variáveis Cefeidas, cuja posição devido ao brilho intrínseco pode ser medida com grande precisão, uma precisão de 3 a 5 por cento.

Os pesquisadores usaram 1339 Cefeidas na nossa galáxia para poder chegar na visualização tridimensional desejada.

E a surpresa dos pesquisadores a fazerem esse mapa detalhado das regiões externas da Via Láctea, é que ela tem uma forma de S, ou seja, a Via Láctea é uma galáxia torcida. Na verdade já se considerava ela um disco torcido, mas agora mostraram que ela é mais torcida do que se pensava até então.

O que pode ter causado essa torção da Via Láctea?

Os pesquisadores concluem que a força rotacional do disco interno da Via Láctea é tão maior que fez com que a parte externa se torcesse.

Esse tipo de estrutura é observada em muitas outras galáxias do mesmo tipo da Via Láctea, ou seja, não seria uma surpresa que a Via Láctea seguisse esse padrão.

Os astrônomos esperam agora integrar informações da missão Gaia nesse estudo, ou em outros de forma complementar para conseguirem mais detalhes sobre a forma da nossa galáxia.

#ViaLactea #Galaxia

Fonte:

https://www.iflscience.com/space/the-milky-way-is-more-twisted-than-previously-thought/

https://www.eurekalert.org/pub_releases/2019-02/caos-tmw020119.php

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo