Numa noite escura de setembro no Observatório de La Silla do ESO, depois de uma noite passada no telescópio, o astrônomo Klaas Wiersema estava voltando para o restaurante. A maior parte do trabalho num observatório acontece durante a noite, por isso não é incomum ver cientistas e técnicos passeando no meio da escuridão.
Desta vez, no entanto, algo imprevisto aconteceu. De repente, Klaas ouviu um resfolegar ruidoso por trás de si e o som de enormes patas a persegui-lo. Convencido de que algum tipo de animal furioso tinha saído da sua toca e estava a caçá-lo, Klaas desatou a correr. Não fazia ideia que animal o poderia estar a perseguir nas encostas desoladas do deserto do Atacama, 2400 metros acima do nível do mar, por isso passou o resto da noite tentando desvendar o mistério.
Quando o dia nasceu Klaas saiu para explorar, descobrindo que tinha afinal passado muito perto de uma manada de cavalos selvagens que, pelo visto, tinham vindo visitar o observatório. O garanhão estaria muito provavelmente defendendo as suas fêmeas. Klaas tirou esta fotografia como prova do encontro imediato da noite anterior.
Klaas submeteu a fotografia ao grupo Flickr Your ESO Pictures. O grupo Flickr é regularmente revisto e as melhores fotografias são selecionadas para aparecerem na nossa popular série Fotografia da Semana ou na nossa galeria de imagens.
Fonte:
http://www.eso.org/public/brazil/images/potw1344a/