Visão Detalhada da Coroa Solar Durante um Eclipse Total

Somente na fugaz escuridão de um eclipse solar total é que a luz da coroa é visível. Normalmente devastada pelo disco brilhante do Sol, a expansiva coroa, a atmosfera externa do Sol, é uma visão esplendorosa. Mas os detalhes sutis e os intervalos extremos do brilho da coroa, embora discerníveis a olho nu, são notoriamente difíceis de serem fotografados. A imagem aqui apresentada, usando múltiplas imagens e um processamento digital, é uma visão detalhada da coroa do Sol, fotografada durante o eclipse de Agosto de 2008 na Mongólia. É claramente visível nessa imagem as camadas intrigantes e as cáusticas ardentes de uma mistura de gás e campos magnéticos. Uma proeminência de coloração rosa pode ser vista um pouco acima do limbo solar. O próximo eclipse total do Sol irá acontecer em Julho de 2010, ma somente será visível numa estreita parte da Terra que cruzará o Pacífico Sul e uma pequena parte em terra na América do Sul.

Fonte:

http://apod.nasa.gov/apod/ap100316.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.