Esse incrível vídeo feito pelos pesquisadores do Observatório do Arecibo mostra a localização de todos os asteróides conhecidos começando em 1980, adicionando mais à medida que eles foram sendo descobertos (destacados em branco de modo que você pode escolher os novos). Mas a cor final dos asteróides diz mais sobre eles: a Terra está em vermelho, os asteróides próximos da Terra com distância menor que 1.3 UA estão em amarelo enquanto que todos os outros estão em verde.
[youtube width=”739″ height=”615″]http://www.youtube.com/watch?v=S_d-gs0WoUw[/youtube]
No vídeo é possível ver que o padrão de descoberta segue ao redor da órbita da Terra e maioria das descobertas são feitas na região oposta ao Sol.
Os elementos orbitais foram criados por Ted Bowell e por outros pesquisadores do Observatório do Arecibo.
“Vocês notarão alguns aglomerados de descobertas na linha entre a Terra e Júpiter, esses são resultados das buscas feitas por satélites Jovianos. Aglomerados de descobertas similares podem ser observados também para os planetas externos do Sistema Solar, mas esses não estão representados no vídeo”.
À medida que o vídeo caminha para os anos de 1990 nós podemos ver um aumento na taxa de descobertas à medida que cresceram os projetos e missões de monitoramento do céu em tempo real. A maioria das buscas são feitas vasculhando o céu na direção oposta ao Sol e por isso é possível notar uma taxa maior nessa direção.
No início de 2010 um novo padrão de descobertas se torna evidente, com a descoberta de zonas em uma linha perpendicular ao vetor Sol-Terra. Essas novas observações são resultados do WISE que é uma missão espacial que vasculha todo o céu no comprimento de onda do infravermelho e com isso acaba descobrindo novos objetos.
Atualmente nós temos observado mais de meio milhão de planetas menores, e a taxa de descoberta só aumenta mostrando que a cada ano estamos revelando mais objetos.
Fonte:
http://spacefellowship.com/news/art21997/amazing-video-shows-30-years-of-asteroid-discoveries.html