fbpx
17 de novembro de 2024

Vídeo Mostra o Clima em Marte na Semana de 12 a 18 de Dezembro de 2011


O cinturão de nuvens do afélio, nuvens de gelo de água sobre as regiões equatoriais de Marte, apareceram de forma forte em Marte na última semana, resultando em nuvens de gelo de água sobre todos os grandes vulcões, no Valles Marineris e no terreno ao redor. Uma fraca atividade de poeira e nuvens de gelo de água ocorreram ao longo da borda calota polar norte, e uma atividade mais forte de poeira foi observada nas altas latitudes do sul de Marte, perto da linha que separa o dia da noite no planeta. A atividade de poeira foi particularmente forte a oeste/noroeste de Argyre, nos dias 15 e 16 de Dezembro e aumentou através das altas latitudes do hemisfério sul de Marte no dia 17 de Dezembro. Os céus sobre a sonda Opportunity permaneceram relativamente claros através da semana.

O vídeo acima foi gerado a partir de imagens obtidas pelo instrumento Mars Color Imager (MARCI) a bordo da sonda Mars Reconnaissance Orbiter (MRO). Durante a semana nominal, um total de 273 imagens MARCI foram feitas usando três dos sete filtros da câmera, as imagens foram então projetadas e juntadas em mosaicos para produzir assim sete mapas globais de cores falsas diários. Esses mapas foram então projetados em uma esfera com o norte para cima e o leste para a direita e com o ponto de vista de um observador no plano orbital (o plano imaginário que o planeta descreve ao circular o Sol). As áreas escuras no vídeo são o resultado de perda de dados ou de manobras de ângulos altos realizadas pela sonda que de certo modo limitou a visão que a sonda tem do planeta Marte. O pequeno círculo branco nessas imagens de Marte indica a localização do Veículo Robô Opportunity na região de Meridiani Planum em Marte. Abaixo está um mapa que ajuda na identificação de algumas feições retratadas no vídeo.

Fonte:

http://www.msss.com/msss_images/2011/12/21/


Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo