Ontem, dia 31 de Dezembro de 2012, antes de sair para os festejos do ano novo publiquei a mensagem de Feliz 2013 aqui no blog onde ressaltei o pouso do Curiosity em Marte e o início da exploração da cratera Gale, como sendo, para mim, o fato mais importante do ano, no que diz respeito, a astronomia e astronáutica. No post (https://spacetoday.com.br/imagens/feliz-2013-a-mensagem-de-fim-de-ano-do-cienctec/) coloquei algumas das últimas imagens feitas pelo jipe robô no interior da cratera Gale, imagens essas que mostram um solo muito semelhante com o solo de um lago seco, levantando a questão definitivamente, se a cratera Gale já foi em algum momento da história marciana totalmente tomada por água. Ao terminar de escrever o post, vi a notícia que achei espetacular também, de que o jipe robô Curiosity iria fazer uma transmissão especial desde Marte para o público que estaria acompanhando a passagem do ano em Nova York (http://www.theverge.com/2012/12/31/3822220/curiosity-new-years-eve-special-message?utm_medium=referral&utm_source=t.co). E o vídeo acima traz agora a mensagem transmitida aos espectadores em Times Square.
No vídeo, aparece novamente o solo da cratera Gale, com as belas exposições de rochas que serão estudadas em detalhe pelo Curiosity nos próximos meses, e no meio da passagem os cientistas fizeram uma pequena brincadeira colocando uma placa que indica que a Terra está a 206 milhões de milhas de distância daquele ponto. O vídeo é silencioso, relembrando aqui a velha máxima de que uma imagem vale mais que mil palavras, e foi formatado para que se ajustasse nas telas usadas na transmissão em Times Square.
Como todo mundo que me segue aqui sabe, sou um apaixonado por Marte e principalmente por essa missão que acompanho bem antes dela ser lançada e acredito que ela irá responder a muitas questões ainda pendentes sobre o Planeta Vermelho. Além disso, achei simplesmente sensacional a ideia da transmissão de Marte de uma mensagem simples, sem nenhum tipo de glamour, ou de barulho, mas mostrando que se você quer atingir um objetivo na vida, quer chegar mais longe, faça, simplesmente realize suas ideias, as coloque em prática sem medo do desconhecido, sem medo de errar, e que apesar de todos os contratempos que possam acontecer na sua vida (uma analogia aos sete minutos de terror enfrentados pelo Curiosity para pousar em Marte), além do tempo que as coisas possam demorar para acontecer (o rover fez uma viagem de 8 meses e meio até chegar em Marte), quando acontecerem você ficará extremamente feliz, se sentirá recompensado e com a maravilhosa sensação que valeu a pena tudo o que foi feito. Mas se por acaso algum revés acontecer (quantas missões se perderam, explodiram e não deram certo na exploração marciana?) não desanime, continue trabalhando focado, que um dia certamente todo o seu esforço será recompensado.
Mais uma vez deixo aqui os votos de um excelente 2013 para todos os leitores do CIENCTEC. E, logicamente, compartilho esse belo vídeo com vocês.
Comente!