Vídeo Mostra Abertura da Câmara de Vácuo Onde o TIRS Foi Testado


O Sensor Térmico Infravermelho, ou TIRS, é parte do Landsat Data Continuity Mission (LDCM) para continuar imageando termicamente e apoiando as aplicações emergentes como as medições realizadas sobre as taxas de evapotranspiração para o gerenciamento de água. O TIRS está sendo construído pelo Goddard Space Flight Center da NASA e já tem três anos de desenvolvimento.

O TIRS completou sua primeira rodada de testes de vácuo térmico no dia 4 de Outubro de 2011, marcando a primeira vez que os engenheiros avaliaram o instrumento completamente montado na sua temperatura normal de operação. Quando operacional, o TIRS trabalhará a uma temperatura de apenas 43 Kelvin. Essa temperatura bem baixa é necessária para que o instrumento não seja contaminado pelo calor irradiado pela Terra invalidando assim as medições.

O programa Landsat, compreende uma série de satélites em missão de observação da Terra e é uma parceria entre a NASA e o USGS. Os satélites do programa Landsat constantemente têm adquiridos dados sobre o nosso planeta desde 1972. Eles continuam a melhorar e expandir sem paralelo até o momento registros sobre as mudanças nas paisagens da Terra que trazem benefícios a todos. O vídeo acima mostra a abertura da câmara de vácuo onde o TIRS foi testado.


Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.