Vídeo Mostra a Realização do Experimento Sobre o Princípio da Equivalência na Lua Pelo Astronauta da Apollo 15


Se você deixar cair um martelo e uma folha juntos, qual atinge o chão primeiro? Na Terra, é o martelo, mas a razão é somente devido a resistência do ar? Os cientistas, mesmo antes de Galileo haviam refletido e testado esse simples experimento e sentiram que sem a resistência do ar, todos os objetos cairiam da mesma maneira. Galileo testou esse princípio por si só e notou que duas bolas pesadas de diferentes massas atingem o chão simultaneamente, embora muitos historiadores sejam cépticos que ele fez esse experimento da Torre de Pisa na Itália como diz o folclore. Um bom lugar, longe da resistência do ar para testar esse princípio da equivalência é a Lua, e então em 1971, o astronauta da Apollo 15 David Scott deixou cair um martelo e uma folha juntos em direção à superfície da Lua. Assim como haviam previsto cientistas como Galileo e Einstein os dois objetos atingiram o solo da Lua ao mesmo tempo. A demonstração do princípio da equivalência diz que a aceleração de um objeto sentida pela gravidade, não depende de sua massa, densidade, composição, cor, forma, ou qualquer outra coisa. O princípio da equivalência é tão importante que ainda é estudado a fundo, debatido e testado até hoje. O vídeo acima mostra o experimento do princípio da equivalência realizado pelo astronauta da Apollo 15.

Fonte:

http://apod.nasa.gov/apod/ap111101.html


Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.