Vídeo Mostra 10 Anos de Observações do Sol Pela Sonda SDO em 1 Hora

Estamos em junho de 2020, e isso quer dizer que o SDO, o Solar Dynamics Observatory da NASA observa o Sol, de forma contínua sem parar, por uma década completa. Desde a sua órbita ao redor da Terra, o SDO já adquiriu 425 milhões de imagens de alta resolução do Sol, o que dá cerca de 20 milhões de gigabytes de dados nos últimos 10 anos. Essas informações já foram usadas para realizar grandes descobertas sobre o funcionamento da nossa estrela e sobre como ela influencia todo o nosso Sistema Solar.

Com uma tríade de instrumentos, o SDO captura uma imagem do Sol a cada 0.75 segundos. Só o Atmospheric Imaging Assembly, ou AIA, captura uma imagem do Sol a cada 12 segundos em 10 diferentes comprimentos de onda da luz. Esse vídeo aqui no post é um time-lapse e mostra o Sol no comprimento de onda de 17.1 nanômetros, que representa o comprimento de onda do ultravioleta extremo, e que mostra a coroa, a camada atmosférica mais externa do Sol. Compilando uma foto a cada hora, o time-lapse condensa uma década do Sol em 61 minutos. O vídeo mostra a ascensão e a queda da atividade no Sol que ocorre num ciclo de 11 anos, além de eventos notáveis como o trânsito de planetas e erupções solares. A música que você ouve junto com o vídeo, se chama Solar Observer e foi composta por Lars Leonhard.

O SDO observa o Sol de forma constante, porém existem alguns momentos em que ocorre a perda de sinal. Os frades escuros no vídeo, são causados pela Terra, ou pela Lua, passando na frente da sonda SDO. Um grande momento sem dados do AIA aconteceu em 2016, quando o instrumento teve um problema, mas que foi resolvido, 1 semana depois. A imagem onde o Sol está fora do centro do instrumento foi feita pela sonda SDO enquanto ela estava calibrando os instrumentos.

Tanto a SDO como outras missões da NASA continuarão observando o Sol, fornecendo ideias sobre o nosso lugar no espaço obtendo informações que são úteis para manter tanto os astronautas seguros no espaço, como a rede elétrica e de satélites da Terra funcionando sem problemas.

Fonte:

https://www.nasa.gov/feature/goddard/2020/watch-a-10-year-time-lapse-of-sun-from-nasa-s-sdo

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo