fbpx
22 de dezembro de 2024

Vídeo Com Dados da Sonda STEREO Ahead Mostram Grande Erupção de Uma CME no Sol em Direção à Terra


Uma substancial ejeção de massa coronal, ou uma CME como é chamada entrou em erupção no Sol no dia 22 de Outubro de 2011, viajou através do espaço e se chocou com a Terra no dia 24 de Outubro de 2011 gerando luminosas auroras através de todo o mundo. Essas auroras foram tão intensas que no EUA elas chegaram a atingir estados do sul como o Alabama.

O vídeo acima foi feito pela sonda STEREO Ahead, que orbita o Sol a mais de 90 graus a frente da Terra, e mostra a grande erupção da CME em direção à Terra. A Terra não aparece no vídeo acima, mas está localizada à esquerda do enquadramento. Algumas outras CMEs se seguem depois da principal um dia e meio depois. Nessa imagem do Sol feita usando um coronógrafo, o Sol é representado pelo círculo branco e o disco preto está bloqueando a área da coroa próxima ao Sol, de modo que as estruturas mais apagadas da erupção podem ser observadas.


Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo