fbpx

Vídeo Com Dados da Sonda SDO da NASA Mostra Proeminência Solar Nascendo e Trançando

O vídeo acima mostra o belo nascimento de uma proeminência trançando e foi feito no comprimento de onda de 304. Esse canal mostra a cromosfera superior e a região de transição inferior do Sol em aproximadamente 90000 F.

Uma proeminência solar (também conhecida como um filamento quando vista contra o disco do Sol) é uma grande feição que se estende acima da superfície do Sol. As proeminências são ancoradas na superfície do Sol na fotosfera e se estendem para fora na quente atmosfera externa da nossa estrela chamada de coroa. Uma proeminência se forma durante um período de um dia e proeminências estáveis podem persistir na coroa por alguns meses, criando laços que avançam centenas de milhares de milhas no espaço. Os cientistas ainda estão pesquisando como e porque as proeminências se formam.

O material brilhante vermelho que forma o laço é plasma, um gás quente comprimido de hidrogênio e hélio eletricamente carregado. O plasma da proeminência flui ao longo das estruturas trançadas do campo magnético gerado pelo dínamo interno do Sol. Uma proeminência entra em erupção quando essas estruturas tornam-se instáveis e explodem, lançando esse plasma.

O vídeo acima cobre o período das 11:46 UT do dia 25 de Agosto de 2012 até as 5:55 UT do dia 26 de Agosto de 2012, ou seja, algo em torno de 18 horas com uma cadência de imagens de 3 minutos.

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .