fbpx

Verão Em Marte – Está Aberta A Temporada Dos Redemoinhos de Poeira (Dust Devils)

Assim como na Terra, Marte, também tem estações do ano, causadas pela inclinação do seu eixo de rotação. E embora não possamos comparar a temperatura do verão marciano com o verão terrestre, uma característica dessa estação do ano no Planeta Vermelho é o aumento dos chamados Dust devils, ou redemoinhos de poeira.

Algumas sondas orbitando Marte e também módulos que pousaram e que “caminharam”, pela superfície do planeta, já registraram esses redemoinhos de poeira, incluindo o módulo de pouso Phoenix em 2008, os rover Spirit, Opportunity e Curiosity.

Da órbita de Marte, a sonda MRO, Mars Reconnaissance Orbiter já registrou gigantesocos redemoinhos de poeira vagando pela superfície de Marte, e ela consegue ver também as marcas, os rastros deixados na superfície por antigos dust devils, que aparecem como marcas escuras no regolito marciano e algumas vezes lembram até tatuagens tribais desenhadas cuidadosamente ali.

Os cientistas dizem que os dust devils se formam quando a luz do Sol aquece o ar perto da superfície de Marte. O ar quente então sobre rapidamente atravessando o ar mais frio acima e começa a girar. Essa coluna de ar em rotação se torna visível pela poeira que é puxada por elas da superfície. As células em rotação e se movimentando pela superfície vão pegando poeira e areia pela frente, limpando a região por onde passam e deixando para trás o rastro escuro.

Aqui nesse post vocês verão algumas dessas imagens com as marcas escuras, pintando a superfície marciana, essas marcas são por onde os redemoinhos passaram.

A partir de observações feitas durante anos, os cientistas costumam ver os dust devils aparecendo na superfície de Marte por volta das 10 horas da manhã no horário local, é quando o solo está quente o suficiente, e depois, por volta das 3 da tarde no horário local eles começam a desaparecer pois é o momento em que o solo começa a esfriar. Os redemoinhos de poeira duram poucos minutos.

Fonte:

https://www.universetoday.com/148336/summer-is-dust-devil-time-on-mars/

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .