fbpx

VÊNUS NUNCA FOI HABITÁVEL

VISITE A NOVA SPACE TODAY STORE E ADQUIRA A SUA COLEÇÃO EM HOMENAGEM AOS 10 ANOS DE INTERESTELAR!!! https://www.spacetodaystore.com.br/kit-10-anos-interestelar-com-4-camisetas-preta BAIXE E SE INSCREVA GRATUITAMENTE NO SPACE TODAY PLUS!!! https://app.spacetoday.com.br/CADASTRO Pesquisadores da Universidade de Cambridge concluíram que Vênus provavelmente nunca foi…

VISITE A NOVA SPACE TODAY STORE E ADQUIRA A SUA COLEÇÃO EM HOMENAGEM AOS 10 ANOS DE INTERESTELAR!!!

https://www.spacetodaystore.com.br/kit-10-anos-interestelar-com-4-camisetas-preta

BAIXE E SE INSCREVA GRATUITAMENTE NO SPACE TODAY PLUS!!!

https://app.spacetoday.com.br/CADASTRO

Pesquisadores da Universidade de Cambridge concluíram que Vênus provavelmente nunca foi habitável, contrariando décadas de especulação sobre um passado semelhante ao da Terra. Estudando a composição química da atmosfera venusiana, os cientistas determinaram que o interior do planeta é seco demais para que tenha existido água suficiente para formar oceanos em sua superfície. Essa descoberta sugere que Vênus sempre foi um mundo escaldante e inóspito, e tem implicações importantes para a busca de vida em outros planetas.

Com tamanho e composição semelhantes aos da Terra, Vênus é frequentemente descrito como seu “gêmeo malvado”, coberto por nuvens de ácido sulfúrico e com temperaturas de superfície que chegam a 500°C. Apesar dessas condições extremas, os cientistas investigaram durante anos se Vênus já teve oceanos capazes de suportar vida. No entanto, os dados atuais indicam que, sem água líquida, é improvável que o planeta tenha sustentado vida como conhecemos.

A equipe analisou a taxa de destruição de moléculas como água, dióxido de carbono e carbonil sulfeto na atmosfera de Vênus, comparando-a com os gases liberados por atividades vulcânicas. Eles descobriram que os vulcões venusianos emitem gases com um máximo de 6% de água, indicando que o interior do planeta é extremamente seco. Esses resultados apoiam a teoria de que Vênus nunca teve condições para água líquida na superfície, ao contrário da Terra, cujos vulcões liberam grandes quantidades de vapor devido a seu interior rico em água.

Missões futuras, como a missão DAVINCI da NASA, programada para o final da década, poderão confirmar esses achados. Essa pesquisa também ajuda a redefinir os critérios para a busca de vida em outros planetas, sugerindo que planetas similares a Vênus provavelmente não são bons candidatos para habitabilidade. Embora a conclusão de que Vênus nunca foi semelhante à Terra seja decepcionante para alguns, ela oferece um direcionamento mais claro para focar a busca em planetas que realmente podem abrigar vida.

FONTE:

https://www.nature.com/articles/s41550-024-02414-5

#VENUS #LIFE #UNIVERSE

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Arquivo