fbpx

Veículo Curiosity Envia Imagem Com Maior Resolução da Cratera Gale em Marte

Aproximadamente duas horas depois de ter pousado com sucesso em Marte e começado a enviar as primeiras imagens do Planeta Vermelho, o veículo robô Curiosity transmitiu uma imagem com resolução maior de seu lar no solo marciano, a Cratera Gale. O Controle de Missão no Laboratório de Propulsão a Jato da NASA em Pasadena, na Califórnia, recebeu a imagem feita por uma das chamadas Hazard Avoidance Cameras do veículo de baixa fidelidade e preto e branco, também conhecida como Hazcams.

A imagem em preto e branco de 512 x 512 pixels feita pela Hazcam esquerda do Curiosity pode ser encontrada originalmente aqui: http://www.nasa.gov/mission_pages/msl/multimedia/msl5.html . 

“O local de pouso do Curiosity está começando a entrar em foco”, disse John Grotzinger, gerente de projeto da missão Mars Science Laboratory da NASA no Instituto de Tecnologia da Califórnia em Pasadena. “Na imagem, nós estamos olhando para o noroeste. O que você vê no horizonte é o anel da Cratera Gale. Em primeiro plano, pode-se ver um terreno de cascalho. A questão é, de onde vieram esses cascalhos? Essa com certeza é a primeira questão de muitas outras que virão da nossa nova casa em Marte”.

Mesmo a imagem tendo o dobro do tamanho em pixel da primeira imagem recebida do veículo, ela tem somente metade da resolução completa das imagens que serão geradas pelas Hazcam. Durante as operações futuras da missão, essas imagens serão usadas pelos navegadores e motoristas do veículo para ajudar a planejar o próximo trajeto que será realizado pelo Curiosity. Outras câmeras a bordo do Curiosity, com resolução bem maior e colorida são esperadas de serem recebidas na Terra nos próximos dias.

O veículo Curiosity pousou às 2:32 da manhã dessa segunda-feira, dia 6 de Agosto de 2012, hora de Brasília perto do pé de uma montanha de aproximadamente 5 quilômetros de altura dentro da cratera Gale, com aproximadamente 155 quilômetros de diâmetro. Durante os próximos dois anos de missão o veículo irá investigar se a região em algum momento da história marciana ofereceu as condições favoráveis para o desenvolvimento da vida microbiana, incluindo a presença dos ingredientes fundamentais para a vida como a água.

A missão é administrada pelo JPL para o Science Mission Directorate da NASA em Washington. O veículo foi desenhado, desenvolvido e montado no JPL, uma divisão do Caltech.

Para mais informações sobre a missão visitem:
http://www.nasa.gov/mars e http://marsprogram.jpl.nasa.gov/msl . 

Siga também a missão nas redes sociais: 
http://www.facebook.com/marscuriosity e http://www.twitter.com/marscuriosity

Fonte:

http://www.jpl.nasa.gov/news/news.cfm?release=2012-231&cid=release_2012-231&msource=2012231

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .