Vídeo Mostra o Sol Incandescente

O vídeo acima feito com imagens da sonda SDO recebeu um processamento adicional que teve por objetivo realçar as estruturas visíveis. Enquanto que não existe nenhum valor científico para esse processamento, o resultado é muito bonito, e fornece uma nova maneira de observar o Sol.

Os frames originais foram feitos no comprimento de onda de 171 Angstrom do ultravioleta extremo. Esse comprimento de onda mostra o plasma na atmosfera do Sol, chamada de coroa, que tem uma temperatura de aproximadamente 600000 Kelvin.

Os loops observados no vídeo representam o plasma mantidos no lugar pelos campos magnéticos. Eles estão concentrados nas regiões ativas onde os campos magnéticos são mais fortes. Essas regiões ativas normalmente aparecem na luz visível como manchas solares. Os eventos nesse vídeo representam 24 horas de atividade do Sol no dia 25 de Setembro de 2011.

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.