fbpx

vdB 24 Uma Nebulosa de Reflexão em Perseus

vdB-24

observatory_150105A vdB 24, é uma apagada e azulada nebulosa de reflexão que localiza-se a aproximadamente 1140 anos-luz de distância da Terra, na constelação de Perseus, na mesma região galáctica da Nebulosa da Califórnia (Sh2-220). A Nebulosa é listada com o número 24 no Catálogo de Nebulosas de Reflexão de van den Bergh que contém 159 nebulosas de reflexão. O catálogo foi originalmente publicado em 1966 por Sidney van den Bergh.

As nebulosas de reflexão são nuvens de poeira que são iluminadas pela luz refletida pelas estrelas próximas. Nesse caso, a nebulosa de reflexão é iluminada pela estrela variável XY Persei, ou XY Per, para simplificar, que é a estrela mais brilhante um pouco abaixo da vdB 24, perto do centro da imagem acima.

A XY Persei é na verdade uma estrela binária. Sua principal componente tem uma idade aproximada de 2.5 milhões de anos, é extremamente jovem e ainda está encoberta pela nuvem de gás e poeira de onde ela nasceu como se fosse uma placenta. Ela tem uma temperatura de 9750 K, uma massa de 2.8 vezes a massa do Sol, um brilho de 86 vezes a luminosidade do Sol e uma velocidade de rotação de no mínimo 200 km por segundo.

A vdB 24 está embebida numa nebulosa escura maior, chamada de LDN 1442, que pode ser vista como o gás amarronzado ao redor dela. A LDB 1442 deriva seu nome, por ser a entrada de número 1442 no Catálogo de Nebulosas Escuras de Beverly T. Lynds, que foi publicado em 1962.

A imagem acima foi obtida em 24 de outubro de 2011, com a câmera Mosaic grande angular montada no telescópio Mayall de 4 metros de diâmetro no Observatório Nacional de Kitt Peak, usando três diferentes filtros coloridos. Na imagem o norte está para baixo e o leste para a direita.

Fonte:

http://annesastronomynews.com/annes-picture-of-the-day-reflection-nebula-vdb-24/

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo