fbpx

Vamos Começar a Nos Divertir Com As Imagens do Curiosity

No dia de ontem, 15 de Agosto de 2012, o rover Curiosity retornou para a Terra uma pilha de novas imagens em alta resolução de seu imageado de descida. Os dados do Curiosity são mandados para a Terra num processo um pouco diferente daquele realizado pelos rovers Spirit e Opportunity. Para simplificar, os dois rovers gêmeos mantinham todos os dados num único disco flash, cada dado possuía a sua prioridade, os rovers preenchiam cada passagem de dado com o máximo que eles podiam transmitir, começando por aqueles de prioridade mais alta. Os instrumentos do Curiosity geram uma enorme quantidade de dados, que por uma definição de data management não são escalados. Assim, cada instrumento do Curiosity tem seu próprio armazenamento interno de dados, e cada equipe, responsável por cada instrumento vasculham os dados que ainda estão a bordo. O que isso significa é que existe uma etapa de preparação onde os dados são transferidos de um instrumento para um computador principal para então ser transferido para a Terra. Isso não havia sido feito ainda para o instrumento MARDI até ontem.

As imagens de alta resolução do MARDI são realmente impressionantes como já se imaginava. O site do Curiosity já foi também atualizado, e as imagens agora podem ser pesquisadas por dia ou por instrumento. No caso do MARDI 1500 imagens retornaram para a Terra e mostram a descida de parte do módulo do Curiosity. Essas imagens foram feitas com um intervalo de segundos. As primeiras 26 imagens estavam escuras, pois foram feitas com o veículo totalmente lacrado. A partir da imagem 27 foi feita uma animação que mostra como o escudo do Curiosity foi lançado em Marte. Outra maneira de mostrar o lançamento do escudo de calor é montar todas as imagens num único frame como é feito acima.

Outra montagem capaz de ser feita com essas imagens é mostrar como foi o impacto na superfície do escudo de calor. Essa montagem é mostrada abaixo.

Fonte:

http://www.planetary.org/blogs/emily-lakdawalla/2012/08160925-mardi-fullres-fun.html

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .