fbpx

Vaca Sagrada: Misteriosa Explosão É Observada no Universo – Space Today TV Ep.1669

——————————————————————–
**** CONHEÇA A LOJA OFICIAL DO SPACE TODAY!

http://www.spacetodaystore.com

Camisetas, e muitos produtos para vocês. Visite!
——————————————————————————-
Para fazer parte do seleto grupo dos apoiadores!!!

https://www.youtube.com/channel/UC_Fk7hHbl7vv_7K8tYqJd5A/join
—————————————————————————–
Muitas vezes o universo nos surpreende, apresentando fenômenos que não conhecemos, e as vezes nos apresentando fenômenos que serão necessários para que possamos entender outros que já conhecemos.

Alguns fenômenos extremos do universo como explosões de supernovas, GRBs, e outros são conhecidos pelos astrônomos.
E quando você se depara com um fenômeno extremo desses, mas que é diferente de tudo que você já viu antes, o que você faz? Primeiro tenta entender, e pode descobrir que você testemunhou algo raro no universo.

Foi isso que aconteceu em 2018, com um grupo de astrônomos.
Eles observaram um flash na galáxia CGCG 137-068, localizada a cerca de 200 milhões de anos-luz de distância da Terra.

Esse flash era diferente de tudo que eles já haviam observado, era 10 vezes mais brilhante que uma supernova normal e depois de alguns meses começou a se apagar.

O flash foi chamado de AT2018cow.

Mas o que foi esse evento observado pelos astrônomos? E aí é que está a parte legal desse trabalho.

Na verdade os astrônomos não sabem, mas existem duas boas explicações para isso, as duas foram feitas por grupos independentes e publicadas.

A primeira delas é que o que gerou esse flash foi um evento de ruptura de maré, nesse caso uma anã branca, passou perto de um buraco negro com massa entre 100 mil e 1 milhão de vezes a massa do Sol e foi totalmente estraçalhada, criando uma nuvem de detritos ao redor do buraco negro que ao girar rapidamente se tornou aquecida emitindo a radiação observada.

O problema dessa hipótese é que como vocês estão observando na imagem, a explosão aconteceu não no centro da galáxia, mas na sua periferia e ter um buraco negro dessas dimensões nessa posição é algo bem raro. Mas os dados estão de acordo com os modelos para um evento desses.

A segunda hipótese é tão sensacional quanto a primeira. Outro grupo de pesquisadores, mostra que esse flash pode ser na verdade, uma explosão de supernova dando origem ou a um buraco negro, ou a uma estrela de nêutrons ultra densa.

Os pesquisadores argumentam que todas as características estudadas do evento em diferentes comprimentos de onda levam a considerar a formação de um objeto compacto no universo.
Essa hipótese é muito interessante, pois se ela se confirmar seria os astrônomos conseguiram algo praticamente inédito, testemunhar a formação de um objeto compacto no universo, um buraco negro ou uma estrela de nêutrons.

E isso abriria certamente um novo capítulo no estudo sobre a evolução estelar e sobre as explosões de alta energia detectadas no universo.

O ponto a favor dessa pesquisa é que eles usaram mais comprimentos de onda para caracterizar a explosão o que pode fornecer resultados mais robustos.

De qualquer forma, os pesquisadores concordam numa coisa, a explicação para a chamada “Vaca Sagrada”, não será das mais simples.

#HolyCow #VacaSagrada

Fontes:

https://www.nasa.gov/feature/jpl/holy-cow-mysterious-blast-studied-with-nasa-telescopes

https://arxiv.org/pdf/1808.08492.pdf

https://arxiv.org/pdf/1810.10720.pdfrrrf

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo