Uma Nova E Bela Imagem da Lua Europa É Lançada Pela NASA

PIA18413


observatory_150105Essa imagem colorida de Europa é um produto dos dados em escala de cinza do filtro limpo de uma órbita da sonda Galileo da NASA, combinado com um dado colorido de menor resolução obtido de uma órbita diferente. Os terrenos em azul esbranquiçado indicam um gelo de água relativamente puro, enquanto que áreas avermelhadas contêm gelo de água misturado com sais hidratados, potencialmente o sulfato de magnésio ou o ácido sulfúrico. O material avermelhado está associado com uma faixa larga no meio da imagem, bem como algumas das faixas mais estreitas, as cadeias, e as feições corrompidas. É possível que essas feições na superfície possam ter tido uma comunicação com um oceano global em subsuperfície durante e depois de sua formação.

Parte do terreno nessa imagem inédita é visto na imagem monocromática abaixo.

PIA01125


A imagem mede cerca de 163 km por 167 km. As imagens em escala de cinza foram obtidas em 6 de Novembro de 1997, durante a décima primeira órbita da sonda Galileo ao redor de Júpiter, quando a sonda estava a aproximadamente 21700 km de distância de Europa. Essas imagens foram então combinadas com dados coloridos de resolução mais baixa obtidos em 1998 durante a décima quarta órbita da sonda ao redor de Júpiter, quando a sonda estava a cerca de 143000 quilômetros de distância de Europa.

Para mais informações sobre Europa, visitem: http://solarsystem.nasa.gov/europa/home.cfm .

Fonte:

http://photojournal.jpl.nasa.gov/catalog/PIA18413


alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.