Uma Inundação de Auroras Sobre Yellowknife no Canadá

Intensa atividade de auroras inundou a noite com cores brilhantes, no dia 24 de Fevereiro de 2011, e essa atividade foi capturada e mostrada aqui sobre a redondezas da cidade de Yellowknife no Canadá. A impressionante sequência, da esquerda para a direita, de três exposições de todo o céu, foram feitas em intervalo de 30 segundos, e mostram as rápidas mudanças na cortina dançante das luzes do norte, projetadas contra um fundo estrelado. O que faz as luzes do norte dançarem? Medidas feitas pela frota de satélites THEMIS da NASA indicam que essas explosões na atividade de auroras, são dirigidas pelo repentino lançamento de energia na magnetosfera da Terra em eventos chamados de reconexão magnética. Os eventos de reconexão lançam energia quando a as linhas do campo magnético vibram como tiras de borracha, lançando partículas carregadas nas partes mais superiores da atmosfera. Esticadas no espaço, esses eventos de reconexão ocorrem na magnetosfera da Terra que está voltada para o lado noturno a aproximadamente 1/3 da distância entre a Terra e a Lua.

Fonte:

http://apod.nasa.gov/apod/ap110325.html

 

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.