Uma Imensa Proeminência É Observada no Sol

Uma massiva tempestade solar entrou em erupção no dia 6 de Dezembro de 2010 criando uma imensa corrente de plasma que se estirou através de toda a face solar.

A erupção solar gigante criou esse longo filamento que tem um incrível comprimento de 700000 quilômetros – aproximadamente o dobro da distância entre a Terra e a Lua – através da região sudeste do Sol.

A sonda da NASA Solar Dynamics Observatory registrou essa impressionante mancha da tempestade monstruosa no início da manhã do dia 6 de Dezembro de 2010.

“A estrutura massiva é um alvo fácil para os pequenos telescópios e tem o potencial para se transformar em uma impressiva erupção se ela demorar horas ou dias para se colapsar”, disse um especialista. Os especialistas estão descrevendo esse fenômeno como um mega filamento.

Só para lembrar nunca deve-se olhar para o Sol diretamente sem a devida proteção, pois isso pode causar danos irreversíveis para a visão. Para observar essa feição deve-se usar um telescópio com os filtros corretos adaptados a eles e assim será possível acompanhar esse incrível fenômeno.

A massiva estrutura que já pairou tranquilamente sobre a superfície da estrela está agora mostrando sinais de instabilidade. Grandes filamentos como esse são conhecidos por entrar em colapso quando eles atingem uma região em subsuperfície.


O Sol está no meio de um período extremamente ativo de 11 anos. Os últimos filamentos detectados no Sol seguem a mesma escala dessa gigantesca proeminência no último mês. No dia 16 de novembro de 2010 foi registrado um filamento com 600000 quilômetros de comprimento, um pouco mais curto mas com a mesma ordem de grandeza do filamento registrado recentemente. Devido a esse período de constante atividade o Solar Dynamics Observatory e outras sondas e observatórios dedicados a observação solar estão focados no registro dessa atividade.

 

Fontes:

http://blogs.discovermagazine.com/badastronomy/2010/12/06/a-huge-looping-prominence-on-the-sun/

http://cosmiclog.msnbc.msn.com/_news/2010/12/06/5598475-a-snake-slithers-across-the-sun

http://www.foxnews.com/scitech/2010/12/07/plasma-storm-erupts-sun/

http://www.space.com/scienceastronomy/huge-solar-eruption-photo-filament-101206.html

http://www.nasa.gov/multimedia/videogallery/index.html?media_id=36099191

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo