fbpx

Uma Grande Saliência em Pleno Oceano Lunar

A Lua possui um grande número de paisagens aparentemente únicas, por exemplo, o Platô de Aristarchus, o Vale Schröter’s, as Colinas Descartes, as Colinas Marius, o Reiner Gamma, e provavelmente no topo da lista a feição chamada de Rümker. Algumas dessas feições são simplesmente versões mais espetaculares de outras feições, a Rümker, por exemplo, se enquadra nessa categoria. A feição chamada de Rümker é na verdade um complexo de domos, cada um deles sendo similar a outros exemplos isolados. Mas o amontoado de domos, gerando uma massa de rocha com um quilômetro de altura é diferente de qualquer outra feição vulcânica lunar. Por que isso aconteceu? Há muito tempo atrás, Jack McCauley do escritório de Astrogeologia do USGS apontou que três feições vulcânicas únicas, Rümker, o complexo do Platô Aristarchus e as Colinas Marius, ocorriam ao longo da linha central do Oceanus Procellarum. Na Terra nós diríamos que esses alinhamentos eram controlados pelo fraturamento tectônico. McCauley, que morreu recentemente, sugeriu que o alinhamento de montanhas vulcânicas no meio de uma vasta expansão de lava era parte remanescente das placas tectônicas terrestres. Não existe evidências de que existam placas tectônicas na Lua, mas as falhas dentro do Oceanus, as cadeias de mares, teriam funcionado como dutos para o magma alcançar a superfície e entrar em erupção. Assim sendo uma melhor questão é por que o vulcanismo associado com essas três ilhas vulcânicas foi muito mais volumoso nesse ponto do que em outros locais da Lua? A resposta está provavelmente relacionada com a sua ocorrência dentro do chamado terreno PKT, ou seja, Terreno KREEP Procellarum, no quadrante noroeste do lado visível da Lua que é mais altamente radioativo do que outras partes da Lua. Provavelmente esse calor extra levou a uma dispersão maior do vulcanismo de mar na área e talvez aumentou a quantidade de vulcanismo em áreas de abertura, transformando o que seria uma paisagem vulcânica normal em uma das maiores províncias vulcânicas da Lua.

Fonte:

https://lpod.wikispaces.com/May+30%2C+2012

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.