Essa imagem do Hubble foi publicada e dedicada aos mais de 200000 fãs da ESA/Hubble no Facebook que compartilham nossa paixão pelo Telescópio Espacial Hubble das Agências Espaciais NASA e ESA e as suas descobertas. A equipe do Hubble agradece ao apoio dos fãs e pede que eles continuem em contato.
A imagem acima foi capturada pelo Hubble e mostra parte da NGC 3621, uma galáxia espiral incomum localizada a mais de 20 milhões de anos-luz de distância da Terra na constelação da Hydra (A Cobra d’Água).
O pequeno e brilhante núcleo no lado direito da imagem não tem um bulbo significante de estrelas mais velhas o que é comum em galáxias espirais, marcando a NGC 3621 como uma galáxia de disco puro. Muitos aglomerados luminosos de estrelas jovens azuis estão espalhados ao longo dos braços espirais soltos, que são parcialmente obscurecidos pelas linhas de poeira escuras através de todo o quadro. Essa galáxia é muito útil para os astrônomos, algumas das estrelas mais brilhantes podem ser usadas para estimar distâncias extragalácticas, permitindo assim que possamos medir a vasta escala do universo.
Uma versão dessa imagem foi inscrita na competição de processamento de imagens conhecida como Hubble’s Hidden Treasures pelo competidor Claude Cornen. O Telescópio Espacial Hubble é a tele lente dos astrônomos, uma visão mais ampla dessa galáxia foi obtida com o Very Large Telescope do ESO e é apresentada abaixo e uma imagem de grande angular feita com o Wide-Field Imager (WFI) no Observatório de La Silla do ESO também é mostrada abaixo. Como em fotografias normais que fazemos no nosso dia a dia, diferentes lentes, ou telescópios, nesse caso, são usados, dependendo do que o fotógrafo, ou seja, o astrônomo deseja obter.
Fonte:
http://www.spacetelescope.org/images/potw1341a/