Esta fotografia panorâmica, tirada por Alexandre Santerne, mostra uma noite fria de inverno, com uns salpicos de neve no Observatório de La Silla do ESO, no Chile, com o proeminente disco da Via Láctea, a nossa Galáxia, visto por dentro. A partir da nossa posição interna privilegiada, o disco da Via Láctea aparece como uma fita resplandecente de estrelas ao longo de todo o céu. Nesta panorâmica, a Via Láctea está distorcida em forma de arco, devido à projeção da lente grande angular.
Espreitando por cima da colina, do lado esquerdo na imagem, vemos o telescópio de 3,6 metros do ESO, onde está montado o instrumento HARPS (sigla de High Accuracy Radial velocity Planet Searcher), o principal descobridor de exoplanetas do mundo. Na ponta direita da fotografia está o telescópio suíço de 1,2 metros Leonhard Euler, construído e operado pelo Observatório de Genebra.
Existem inúmeras razões para La Silla ser um local ideal para observar o céu noturno em geral e a Via Láctea, em particular. Em primeiro lugar, situa-se no hemisfério sul, dando-nos por isso uma melhor vista da rica região central da Galáxia. Em segundo lugar, está situado longe de poluição e luzes das cidades, a uma altitude de 2400 metros, o que faz com que as noites sejam escuras e a atmosfera límpida.
O Alexandre submeteu esta fotografia no grupo Flick Suas Fotografias ESO. O grupo Flick é regularmente revisado e as melhores fotografias são selecionadas para aparecerem na nossa popular série A Foto da Semana ou na nossa galeria de imagens. Desde que submeteu a fotografia, o Alexandre tornou-se também um Embaixador Fotográfico do ESO.
Fonte:
http://www.eso.org/public/brazil/images/potw1314a/