fbpx

Imagem de Alta Resolução Da Coroa Solar Feita Durante o Grande Eclipse de 2017 Revela Detalhes Impressionantes

Quão grande foi o Grande Eclipse Americano? A imagem HDR mostrada nesse post, é talvez maior do que sabíamos. Em 21 de agosto do ano passado, a Lua bloqueou o Sol por alguns minutos ao longo de um caminho estreito pelos EUA. Embora um dos eventos mais fotografados da história da humanidade, essa imagem – que só foi concluída recentemente após uma quantidade extraordinária de processamento digital – mostra uma das representações mais detalhadas de uma corona solar já realizada. Composta por gás extremamente quente, a coroa solar só é visível a olho nu durante um eclipse solar total. A imagem em destaque combinou mais de 70 imagens de diferentes tempos de exposição. A série de imagens HDR complementares recuperou detalhes suficientes para ver o movimento da coroa solar. As imagens foram tiradas em Unity, Oregon, na manhã do dia do eclipse, para poder aproveitar as condições atmosféricas ideais. O próximo eclipse solar total visível na Terra ocorrerá em Julho de 2019, enquanto o próximo visível na América do Norte e nos EUA ocorrerá Abril de 2024.

Fonte:

https://apod.nasa.gov/apod/ap180430.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.