A imagem acima mostra a jovem região vulcânica de Elysium Planitia em Marte e foi feita no dia 14 de abril de 2021 pela câmera CaSSIS a bordo da sonda Trace Gas Orbiter da missão ExoMars das agências espaciais ESA e ROSCOSMOS.
As duas trincheiras paralelas em azul na imagem, chamada de Cerberus Fossae, devem ter sido formadas por processos tectônicos. Elas percorrem quase mil quilômetros sobre a região vulcânica. Nessa imagem, a câmera CaSSIS está olhando diretamente pra baixo dentro de uma das fissuras que tem 2 km de largura.
O assoalho da fissura está a algumas centenas de metros de profundidade preenchido com areia de grãos maiores, provavelmente de composição basáltica, e que aparece azul na imagem da câmera CaSSIS que é feita em cor falsa para realçar essas diferenças. A planície vulcânica próxima é pontuada por pequenas crateras de impacto, que expõem possivelmente o mesmo material basáltico que é visto dentro da Cerberus Fossae.
A sonda TGO chegou em Marte em 2015 e começou a sua missão científica em 2018. A sonda não só retorna imagens espetaculares, mas também fornece para os pesquisadores o melhor inventário até agora dos gases presentes na atmosfera de Marte, além de mapear os locais na superfície do planeta que são ricos em água. A TGO também servirá no futuro como uma sonda para relay de dados para o segundo componente da missão ExoMars, o rover Rosalind Franklin e a plataforma de pouso Kazachok, que devem chegar em Marte em 2023.
Fonte:
https://www.esa.int/ESA_Multimedia/Missions/ExoMars/(result_type)/images