Essa imagem colorida feita pelo Telescópio Espacial Hubble, foi publicada em 2018 para celebrar o aniversário de 28 anos do telescópio na órbita da Terra. O Hubble nos deu uma poltrona na janela do universo para que possamos ver a bela tapeçaria de nascimento e destruição estelar.
No centro da foto, uma monstruosa estrela jovem que é 200 mil vezes mais brilhante que o Sol está emitindo a sua poderosa radiação ultravioleta e o seu poderoso vento estelar que acaba cavando uma paisagem fantástica com cavidades, cadeias e montanhas de poeira e gás.
Tudo isso está acontecendo no coração da Nebulosa da Lagoa, um vasto berçário estelar localizado a cerca de 4000 anos-luz de distância da Terra e que pode ser vista com binóculos como uma pequena fumaça no céu com um brilho no centro.
A estrela gigante, conhecida como Herschel 36, está expelindo seu casulo natal de material, jogando radiação e vento estelar torrencial (ou seja, um fluxo de partículas subatômicas) que empurra a poeira para longe formando as belas cortinas de poeira e gás. Essa ação lembra muito o que acontece aqui na Terra quando o Sol é visto através das nuvens no final de uma tempestade que joga sobre o solo um véu de chuva.
Crédito da Imagem – NASA, ESA e STScI
Fonte: