Essa espetacular vertigem induzida, numa imagem de cores falsas feita pela sonda Cassini da NASA destaca as tempestades existentes no polo norte de Saturno. O raivoso olho do furacão aparece em vermelho escuro enquanto que o fluxo hexagonal que se move rapidamente serve como moldura verde amarelada. Nuvens baixas se movem em círculos dentro da feição hexagonal e aparecem na imagem acima na cor laranja. Um segundo, e menor vórtice aparece na parte inferior direita da imagem. Os anéis de Saturno aparecem em uma cor azul viva na parte superior direita da imagem.
As imagens usadas para montar esse belo mosaico foram feitas com a câmera de grande angular da sonda Cassini usando uma combinação de filtros espectrais sensíveis ao comprimento de onda do infravermelho próximo da luz. As imagens filtradas em 890 nm são projetadas em azul. As imagens filtradas em 728 nm são projetadas em verde, e as imagens filtradas em 752 nm são projetadas em vermelho. Em Saturno, esse esquema significa cores correlacionadas com as diferentes altitudes na atmosfera polar do planeta: vermelho indica as nuvens mais profundas, enquanto que verde mostra as nuvens mais altas. AS nuvens altas normalmente são associadas com a localização da intensa corrente ascendente em uma tempestade. Essas imagens ajudam os cientistas a aprenderem sobre a distribuição e a frequência das tempestades. Os anéis aparecem em azul na imagem pois não existe gás metano entre as partículas dos anéis e a câmera da Cassini.
A imagem acima foi adquirida a uma distância aproximada de 419000 km de Saturno, com o conjunto Sol-Saturno-Cassini em fase com ângulo de 94 graus. A escala da imagem acima é de 22 km por pixel.
Fonte:
http://www.wired.com/wiredscience/2013/01/space-photo-of-the-day-2/?pid=6862