fbpx
26 de fevereiro de 2024

Um Sobrevoo Sobre Oahu no Havaí


Precisa de um local para as próximas férias? O paraíso está próximo, a apenas um clique do mouse, graças à nova viagem ao redor da ilha de Oahu no Havaí. A viagem é cortesia do Advanced Spaceborne Thermal Emission and Reflection Radiometer (ASTER) o instrumento que viaja a bordo do satélite Terra da NASA.

Algumas vezes chamado de “The Gathering Place”, Oahu é a terceira maio ilha do Havaí e o local onde se situa a capital, Honolulu. A ilha tem aproximadamente 1 milhão de moradores, e abriga cerca de 75% dos habitantes de todo o estado. A erosão e o vulcanismo dão a ilha uma forma única. Oahu foi gerada a partir da separação de dois vulcões de escudo, o Wai’anae e o Ko’olau, que eram conectados pelo vale central chamado de O’ahu Plain.

Sua viagem virtual começa sobre Honolulu, então você pode ir para noroeste sobre o O’ahu Plain, olhando em direção nordeste e as montanhas Ko’olau. O vale já foi um dos maiores produtores de abacaxi e cana de açúcar. Chegando à costa norte, local dos famosos pontos de surfe como Bonzai Pipeline, nós podemos nos virar para sudeste e ver o lado Leste de Oahu. Aqui você pode encontrar as Baias de Kane’ohe e Kailua, uma reserva de mergulho protegida, e continuando você passa pela cratera de Diamond Head, pela Waikiki Beach e Honolulu. A viagem termina com um sobrevoo por Pearl Harbor, lar da maior frota naval da marinha americana no Oceano Pacífico.

Esse sobrevoo foi criado com dados de imagens adquiridos pelo ASTER em 13 de Janeiro de 2010, usando também a versão 2 dos dados de elevação digital do ASTER. O ASTER carrega dois telescópios usados para registrar a luz refletida pela Terra. Os telescópios, diz o líder da equipe de ciência do ASTER Mika Abrams, são como dois olhos humanos, eles observam o mundo sob dois ângulos distintos e têm suas imagens combinadas para fornecer uma visão tridimensional do objeto ou do alvo observado. Os cientistas usam as diferenças entre os dois registros para determinar a elevação do terreno.

Fonte:

http://earthobservatory.nasa.gov/IOTD/view.php?id=76244


Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo