O ESO faz 50 anos este ano e, para celebrar esta importante data, mostramos momentos do nosso passado. Uma vez por mês, durante todo o ano de 2012, publicamos uma Foto da Semana especial de comparação “Ontem e Hoje”, onde mostramos como é que as coisas mudaram ao longo das décadas nos observatórios de La Silla e Paranal, nos escritórios do ESO em Santiago do Chile e na Sede do ESO em Garching bei München, Alemanha.
Este mês mostramos uma parte do ESO que é praticamente atemporal. Depois de um longo voo intercontinental para Santiago, ou dos turnos de noite duma campanha de observação nos telescópios, o que podia ser melhor do que um lugar confortável no qual possamos recuperar e repousar antes da próxima parte da viagem? Desde os primeiros dias da Organização, a Casa de Hóspedes do ESO, em Santiago, forneceu exatamente isso aos visitantes dos observatórios no Chile. A nossa fotografia Ontem e Hoje deste mês mostra a sala da casa de hóspedes em 1996 e atualmente.
A casa de hóspedes é uma casa grande situada numa parte calma da capital chilena. Entre o pessoal do ESO e astrônomos visitantes, tem a fama de ser um local calmo e convidativo para parar na longa viagem entre a Europa e os locais remotos onde se encontram os observatórios. Quase todos os astrônomos europeus que visitam La Silla, o Paranal ou o Chajnantor passam por aqui. Na casa de hóspedes podem repousar da viagem, conversar com outros colegas astrônomos, preparar a campanha de observação e – para os que vêm pela primeira vez – talvez vislumbrar o seu primeiro céu noturno no hemisfério sul.
Decidiu-se logo em 1964, com o aumento da atividade do ESO em Santiago, adquirir um local próprio na cidade, de modo a que o ESO não tivesse que depender de hotéis. A compra da casa de hóspedes completou-se em março de 1965, tendo o local sido originalmente utilizado como escritório administrativo e como alojamento para visitantes. No entanto, no início da década de 1970 os escritórios oficiais do ESO foram deslocados para um novo edifício em Vitacura, alguns quilômetros para fora da cidade, permitindo assim que a casa de hóspedes fosse utilizada exclusivamente para o conforto e conveniência dos astrônomos e outro pessoal, cansados da viagem.
Como pode ser visto pelas duas fotografias, a casa de hóspedes não mudou muito ao longo dos anos. Temos agora disponível internet sem fio e uma máquina de café mais moderna, mas a casa de hóspedes permanece um santuário calmo e relaxante: o local perfeito para descomprimir e preparar as fatigantes mas excitantes noites de observação e talvez a próxima grande descoberta.
Links
Comparação lado a lado das imagens histórica e atual
Crédito
ESO
Fonte:
http://www.eso.org/public/brazil/images/comparisons/potw1237a/