fbpx

Um Salvo!!! Observatório de Raios-X Chandra Volta a Operar Normalmente Depois de Problema em Giroscópio

O Observatório de Raios-X Chandra da NASA, que no dia 10 de Outubro de 2018 entrou em modo de segurança depois de um problema em um de seus giroscópios, retomou as observações científicas normais pouco tempo depois que os engenheiros completaram atualizações no software.

“A equipe de operações conseguiu com sucesso retornar a sonda para o seu modo de apontamento normal”, disse a NASA em comunicado. “A entrada da nave em modo de segurança se deu devido a um problema em um dos giroscópios do Chandra, resultando num período de 3 segundos de dados ruins que levaram o computador interno a calcular valores incorretos para o momento da nave. A indicação de um momento errado disparou o protocolo e fez com que a nave entrasse em modo de segurança”.

Os engenheiros enviaram comandos para colocar o giroscópio na reserva e trocar ele por uma unidade que estava em bom estado.

“Uma vez configurado, com uma série de patches de softwares testados antes do voo, a equipe retornará o Chandra para suas operações científicas normais, o que deve acontecer no final dessa semana”, afirma a NASA.

Enquanto isso, o Telescópio Espacial Hubble, continua fora de ação enquanto os engenheiros tentam resolver os problemas com um de seus giroscópios.

O Hubble foi lançado com 6 giroscópios, mas só precisa de três para operar normalmente. Dois giroscópios já estavam com problemas antes, e um terceiro sofreu um mal funcionamento fatal no início desse mês. O terceiro giroscópio que fica de backup foi ativado, mas ele também roda com problemas.

Os engenheiros estão estudando se esse giroscópio pode ser restaurado para a operação normal. Se isso não for possível, os gerentes de missão irão implementar o chamado, plano com um único giroscópio, operar o Hubble, de maneira quase normal, com apenas um giroscópio operacional enquanto mantém o outro giroscópio saudável na reserva.

Fonte:

https://astronomynow.com/2018/10/15/chandra-x-ray-observatory-to-resume-observations-after-gyro-swap/

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .